top of page

PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS 

O que são as PANC e qual a importância delas ?

    As diferentes culturas humanas sempre dependeram de recursos vegetais para alimentação, remédios, construções, dentre outras necessidades. Nossos ancestrais conheciam e usavam por volta de 5.000 tipos de vegetais e atualmente são utilizadas aproximadamente apenas 130 espécies para alimentação. Cerca de 95% das nossas exigências alimentares são cobertas por 30 vegetais e mais da metade dos nutrientes vem do milho, arroz, soja e trigo. Apesar da grande quantidade de verduras e frutas nativas, muitas são pouco utilizadas ou desconhecidas pela grande maioria da população.

     Por definição, PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) seriam plantas que possuem uma ou mais partes que podem ser utilizadas na alimentação humana e que não sejam comuns ou corriqueiras, no dia a dia da grande maioria da população de uma região país ou o mundo todo. São alimentos que demandam grandes explicações do que são, de seus nomes, formas de preparo e consumo, sendo necessário por muitas vezes até a apresentação de fotos (A identificação correta destas plantas é muito importante, já que apesar de serem plantas espontâneas, diversas vezes podem ser confundidas com plantas tóxicas).Essas plantas, às vezes conhecidas por matos ou daninhas possuem um grande potencial alimentício que não é reconhecido, por diversas vezes maior que as plantas convencionais, que passaram por um processo intenso de seleção artificial. Além do uso alimentício, podem ter propriedades medicinais ou ainda servir de alimento para animais domésticos.

IMG-20180723-WA0195.jpg

Duda Rodrigues

Imagem: Capuchinha em flor

DSC02577.JPG

Duda Rodrigues

Imagem: Beldroega, detalhe da flor

20171214_093449.jpg

Duda Rodrigues

Imagem: Trapoeraba em flor

     As PANC vem sendo cada vez mais estudadas e suas propriedades nutricionais reconhecidas. Os vegetais que se encontram no mercado, e que em grande parte não são nativos, se repetem e nos submetem a uma monotonia alimentar. Por serem espontâneas e brotarem facilmente nos quintais e terrenos baldios, as PANC, se forem bem conhecidas, podem contribuir para enriquecer o cardápio das famílias. A divulgação e popularização de conhecimentos como estes, podem trazer novas alternativas de renda a pequenas e grandes propriedades, para famílias, feiras, restaurantes, e até mesmo abrindo espaço para o estabelecimento de um turismo rural e agroecológico. Um estabelecimento rural, de beleza comum, que ofereça cafés e refeições ou produtos únicos de consumo, como bolos, pães, sementes de PANC, se tornam um atrativo para pessoas em geral e visitas de escola ou turísticas.

NOSSAS CARTILHAS 

     Nossas cartilhas são resultado das pesquisas e levantamentos bibliográficos feitos pelos alunos do projeto desde sua criação em 2013. Elas se tornaram mais completas e didáticas ao longo da existência do projeto, na constante busca da melhor forma de divulgação do conhecimento. Todas são devidamente registradas como materiais produtos do programa de extensão, junto a UFF. E aqui compartilhamos a versão online desse material, na expectativa de ampliar ainda mais seu alcance.

bottom of page